Em seu aniversário de 112 anos, CBPM homenageia pensionistas

No mês de agosto de 2017, Entidade inaugurou “Espaço de Convivência Hortência D’Asti de Lima”. Veja como foi!


Em 2017, a Caixa Beneficente da Polícia Militar (CBPM) completa nada menos que 112 anos em funcionamento. Sua sede, instalada na região central de São Paulo, é possivelmente a principal testemunha ocular dessa história de lutas e conquistas. Erguido em 1905, sob a gestão do notável Coronel PM Pedro Dias de Campos (à época Comandante-Geral da Força Pública), o monumental casarão resistiu ao tempo e acaba de ser agraciado com uma extensa restauração. O resultado desse projeto pôde ser conferido de perto pelo público no último dia 24 de agosto de 2017 – data escolhida para a reinauguração oficial da construção e, também, para a comemoração do 112º aniversário da CBPM. Na ocasião, os convidados puderam conhecer as novas estruturas da unidade, entre elas o “Espaço de Convivência Hortência D’Asti de Lima”, que leva o nome da fundadora da União das Pensionistas do Estado de São Paulo (UPPMESP) como forma de homenageá-la por seu trabalho e legado.

“Buscou-se, na atual reforma, recuperar e manter detalhes da construção original, especialmente o madeiramento das portas e janelas, as grades de ferro, os pisos de ladrilho hidráulico e uma pequena amostra da pintura original de parede de 1926. Também visamos à reocupação adequada de espaços, como o Salão Nobre com um novo espaço de memória e as novas Galerias de Superintendentes e dos Presidentes do Conselho, completadas com todos os antecessores. Essa é a nossa forma de manter a lembrança de todos que por aqui passaram e colaboraram com a nossa querida Caixa Beneficente”, explicou o Coronel PM Luis Henrique Falconi, Superintendente da unidade, durante a reinauguração.

“Na data de hoje, o casarão também receberá, como patronesse, a saudosa Senhora Hortência D’Asti de Lima, em justa homenagem à fundadora da UPPMESP, personalidade e associação ligadas de forma inseparável à história de nossa centenária unidade. O busto de Dona Hortência, que por anos adornou àquela Entidade, passará a repousar em sua nova casa. Saibam que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade com essa ação”, completou o Superintendente na ocasião.

Momento de Emoção

A inauguração do “Espaço de Convivência Hortência D’Asti de Lima”, que conta com uma placa comemorativa e o busto de dona Hortência doado pela própria UPPMESP, foi particularmente tocante para os presentes, em especial para as representantes da Entidade, que se emocionaram com as palavras da cerimonialista: “Dona Hortência resgatou a dignidade das pensionistas ao conseguir modificar o regime da Caixa Beneficente da Polícia Militar que, até então, obrigava a pensionista a solicitar testemunho de um Policial Militar para poder continuar a receber seu benefício. Ela tinha a Canção da Polícia Militar como favorita, a qual fez questão que fosse entoada, em sua homenagem, no dia 15 de janeiro de 2011, às 16 horas e 10 minutos de um sábado ensolarado, enquanto baixava à sepultura o caixão com o corpo dessa mulher forte, guerreira e obstinada em defender a classe militar”.

Também durante o evento, a Presidente da UPPMESP, Célia Maria da Silva, e o advogado da Entidade, Dr. Oswaldo D’Asti de Lima, receberam a medalha “General Francisco Alves do Nascimento Pinto”, instituída pela CBPM para agradecer àqueles que ladearam a autarquia em sua trajetória.

“Ficamos muito emocionados e gratos com essas homenagens, que reforçam a seriedade do nosso trabalho e reconhecem a nossa luta para garantir os direitos de todas as pensionistas do Estado”, declarou Célia Maria.

Entre outros nomes de peso, também estiveram presentes na cerimônia o Secretário Estadual da Segurança Pública em exercício, Dr. Sérgio Turra Sobrane; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Cel PM Nivaldo César Revisto; a Secretária Chefe da Casa Militar, Cel PM Helena dos Santos Reis; o Cel PM Antonio Augusto Neves, do Tribunal de Justiça Militar de SP; o Deputado Federal Maj PM Sérgio Olímpio Gomes; e os Deputados Estaduais Cel PM Alvaro Batista Camilo e Cel PM Paulo Adriano Telhada.


« de 2 »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *