UPPMESP marca presença na comemoração de 160 anos do CMUS

“Quero registrar meu carinho e meus agradecimentos à diretoria da UPPMESP, por todo o prestígio. Temos uma imensa admiração pelo trabalho que a Entidade realiza junto às suas associadas, nossas viúvas e filhas, que são parte essencial da família Policial Militar”, disse o Comandante do CMus.   


 Quando foi criado, em 07 de abril de 1857, o Corpo Musical da Polícia Militar (CMus) tinha como único propósito entreter às tropas aquarteladas. Transcorridos nada menos que 160 anos de sua fundação – trata-se, aliás, da unidade mais antiga da Corporação –, o CMus se apresenta hoje não apenas nos eventos oficiais da própria PM e/ou do Governo do Estado de São Paulo, como também junto à sociedade civil, em escolas, hospitais, casas de repouso, entre outros. “Cada vez mais conquistamos a simpatia do público”, atesta o Major Músico PM Elias Batista do Nascimento, Comandante da unidade.  

De fato, o Corpo Musical se tornou um dos mais bem reconhecidos braços da Polícia Militar, dentro ou fora da Corporação e, por isso, nada mais justo que comemorar seu 160º aniversário em grande estilo. A celebração, realizada no último dia 12 de abril de 2017, contou com a presença do Comandante-Geral e do Subcomandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, respectivamente Coronel PM Nivaldo César Restivo e Coronel PM Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, além do Deputado Federal Major PM Sérgio Olímpio Gomes e dos Deputados Estaduais Coronel PM Alvaro Batista Camilo e Coronel PM Paulo Adriano Telhada. 

Também participaram algumas associações representativas da Polícia Militar, entre elas a União das Pensionistas de Policiais Militares do Estado de São Paulo (UPPMESP). “Somos muito gratas a todo o apoio oferecido pelo CMus, que sempre que possível traz a sua alegria e carisma para nossos eventos e confraternizações”, afirmou Célia Maria da Silva, presidente da Entidade, após a solenidade – que contou ainda com a outorga da Medalha “Sesquicentenário do Corpo Musical” e a apresentação da Banda Sinfônica.  

“Quero registrar meu carinho e meus agradecimentos à diretoria da UPPMESP, por todo o prestígio. Temos uma imensa admiração pelo trabalho que a Entidade realiza junto às suas associadas, nossas viúvas e filhas, que são parte essencial da família Policial Militar”, disse o Comandante do CMus.   

Atualmente, a unidade conta com 149 músicos que compõem uma Banda Sinfônica, duas sessões de Banda de Música, uma Jazz Band, uma camerata e um coro masculino. Quando não estão ensaiando ou se apresentando, esses Policiais Militares também patrulham as ruas e atuam no combate à criminalidade.  

 Você sabia? 

Em 1925, o Capitão PM Salvador Chiarelli, à época Comandante do CMus, montou uma Jazz Band que se apresentava exclusivamente com o objetivo de arrecadar e reverter fundos para o Hospital Cruz Azul. Embora não tenha durado muito tempo, a iniciativa ajudou a manter a estrutura de atendimento da instituição médica.  

(Foto: Ferreira Vídeo Foto Produções)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *