Há 40 anos, DE BRAÇOS ABERTOS E MÃOS ESTENDIDAS

Em seu 40º aniversário, UPPMESP recebe homenagens e lança vídeo comemorativo com a participação de diversas autoridades.


“Nós sabemos exatamente quão dura é a profissão de Policial Militar, mas a vida de sua família é tão difícil quanto (ou até mais difícil). Afinal, mesmo nos locais em que o Estado não consegue atender a população, basta ligar 190 e lá estará um de nós para prestar socorro – e até morrer, se preciso for, em defesa da sociedade. Consequentemente, muitas das nossas pensionistas de fato perderam seus maridos enquanto eles estavam em serviço. Outros se perderam adoecidos pelas dificuldades da profissão, por terem trabalhado na chuva, no sol, no frio ou na madrugada, sempre honrando o seu compromisso”.

As belas palavras, proferidas pelo Senador Major PM Sérgio Olímpio Gomes durante a cerimônia comemorativa aos 40 anos da União das Pensionistas de Policiais Militares do Estado de São Paulo (UPPMESP), não poderiam resumir melhor o que se passa na cabeça, no coração e na alma de uma pensionista. O luto após a perda de uma pessoa tão amada, muitas vezes, causa uma dor que jamais cicatrizará. No entanto, é preciso dar continuidade à vida e, sempre que possível, honrar àqueles que se foram lutando para construir uma sociedade mais justa.

De certa forma, esse foi um dos princípios que norteou a fundação da UPPMESP em 1979. Mesmo enlutadas, seis mulheres se reuniram e decidiram agir em prol de todas as mulheres que, eventualmente, pudessem se defrontar com a mesma triste realidade. “Precisamos de um nome forte, que transmita a nossa mensagem:  precisamos que o nosso nome traduza a nossa união!”, disse, à época, o Major PM Ezequiel Correa de Araújo, um dos grandes apoiadores da iniciativa. Nascia, assim, a mais forte união que poderia se construir: a União das Pensionistas!

Muito para relembrar e comemorar
Como de praxe, o evento comemorativo do aniversário da UPPMESP aconteceu na Capela Militar de Santo Expedito, em São Paulo, no dia 13/12/2019. Para dar início à cerimônia, os convidados acompanharam a missa celebrada pelo Padre João Benedicto Villano. Depois, foram ao salão para participar de uma programação muito especial, que teve início com uma belíssima apresentação da camerata do Corpo Musical da Polícia Militar (CMus).

Abrindo a festividade, a Sra. Célia Maria da Silva, Presidente da UPPMESP, entregou uma homenagem ao Major PM Olímpio por sua constante colaboração com a Entidade. Outro homenageado, o Dr. Oswaldo D’Asti de Lima, advogado da UPPMESP e filho da fundadora da Entidade, agradeceu a lembrança: “Estarei sempre ao lado de vocês, para que possamos relembrar e reiterar os valores e a história de nossa Associação”.

Emocionada, a Sra. Célia fez questão de aproveitar o momento para também enaltecer a importância da Sra. Hortência D’Asti de Lima. “A União continua hoje, mas isso só foi possível graças ao primeiro passo da Dona Hortência. Como dizem, precisamos sempre trazer à memória aquilo que nos dá esperança; por isso, traremos para sempre a memória de nossa fundadora”.

A emoção tomou conta dos cerca de 200 convidados presentes. Além das pensionistas, autoridades de peso também prestigiaram o evento, entre eles o Coronel PM Dimitrios Fyskatoris, o Coronel PM Antonio Augusto Neves, o Coronel PM Tomaz Alvez Cangerana, o Coronel PM Luis Henrique Falconi, o Major PM Dimas Mecca Sampaio, o Coronel PM Alexandre De Felice, a Coronel PM Edneide de Lima Nóbrega e Coronel PM João Pessoa do Nascimento.

Homenagens, sorteios e animação
As homenagens deram o tom do evento, que prosseguiu com a entrega da medalha “Hortência D’asti de Lima – Sou PM”. As senhoras Reufla Ferreira, Julia Elisabete Alves Ferreira, Maria Luiza N. Malta de Sá, além do Deputado Major PM Mecca e o Sargento PM Salatiel Gomes receberam, das mãos da diretoria da UPPMESP, o reconhecimento por sua importante colaboração e parceria.

Depois disso, a pista foi liberada para que as pensionistas se divertissem ao som das canções clássicas de Elvis Presley, apresentadas pelo cantor cover Fabian Presley. Para completar a animação, diversos brindes, doados pelo Major PM Olímpio, Cel PM Neves, Dr. D’Asti e Fernado Bottaro, foram sorteados entre os presentes. A UPPMESP agradece aos apoiadores pelas doações, que permitiram uma festa ainda mais especial!


[Galeria de Fotos]

« 1 de 7 »

[Galeria de Vídeos]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *