Há 40 anos, a União faz a força!

Fundada em 1979, a UPPMESP completa quatro décadas de vida – um bom motivo para homenagear às verdadeiras protagonistas da nossa história!


Instalada na região central da cidade de São Paulo, a agência do antigo banco Banespa era ponto de encontro das sras. Hortência D’Asti de Lima, Nylva Lovely Carlesimo, Anacirema Bastos Rangel, Bonilha Leite de Morais, Aparecida da Silva e Hermínia Conradi Pereira da Costa.

Em dias de pagamento de pensão, elas se reuniam no local para abordar as pensionistas da Polícia Militar e assim, no boca a boca, espalhavam a notícia: agora, essas mulheres poderiam contar com uma associação criada justamente para defendê-las. Nascia, ali, a União das Pensionistas de Policiais Militares do Estado de São Paulo (UPPMESP), em 1979.

Há 40 anos, quando essas seis corajosas pensionistas decidiram fundar a Entidade, certamente, nem imaginavam a dimensão que seu trabalho alcançaria. Um dos momentos mais marcantes dessa trajetória aconteceu alguns anos depois, durante a gestão da Sra. Hortência, quando a Diretoria da UPPMESP conseguiu alterar as regras para o recebimento da pensão – que até então ainda requeria a declaração de um terceiro envolvido, Policial Militar, que atestasse o ‘merecimento’ de cada uma das viúvas ao direito assegurado por lei.

Mas esta não foi a única vitória importante obtida pela Entidade. Conforme os anos se passaram, a UPPMESP criou um cronograma de atividades muito especial, de forma que pudesse reintegrar suas associadas a um círculo de convivência social saudável e amoroso (já que, após a perda do marido ou do pai, muitas se viam absolutamente desamparadas e sozinhas).

Além disso, com a aquisição e construção da Casa de Apoio Hortência D’Asti de Lima, em São Paulo, a Entidade foi além e se tornou capaz de abrigar até mesmo as associadas vindas do interior do Estado de São Paulo que, por qualquer razão, desejassem ou precisassem permanecer na capital por algum período de tempo.

Os serviços de transporte e apoio, bem como as campanhas “União das Pensionistas Visita” também fizeram toda a diferença no cuidado dispensado a essas mulheres, que, frequentemente, não têm condições de comparecer a uma consulta médica por conta própria e, portanto, precisam de ajuda.

A participação constante da Diretoria da Entidade nas campanhas por aumentos salarial e o oferecimento de assistência jurídica gratuita a toda e qualquer pensionista são, também, fatores que fomentam a seriedade e o consequente sucesso da UPPMESP. “Quando olhamos para trás, só podemos mesmo reverenciar a todas as mulheres que lutaram ao nosso lado, que agiram em prol da Família Policial Militar e que, graças a tamanho esforço, asseguraram melhores condições às novas pensionistas”, afirma Célia Maria da Silva, atual Presidente da Entidade.

Assim, no ano de seu 40° aniversário, a UPPMESP presta sua homenagem a todas aquelas que se dedicaram a essa luta, que acreditaram que era possível e que, desta forma, possibilitaram, a tantas outras, uma vida com mais dignidade e bem-estar. “O aniversário é nosso, mas são elas que estão de parabéns pela coragem e pelo compromisso”, finaliza a Sra. Célia.


[Galeria de imagens] Confira alguns dos momentos mais marcantes da nossa trajetória até aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *